17/03/2022 17:23, por Jorge Luiz Marques de Souza. Fonte: Site da PF. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2022/03/pf-desarticula-organizacao-crimino
Operação Tarrafa da Policia Federal
REALIZADA DIA 17 DE MARÇO DE 2022

A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores - CNPA, entidade centenária de representação Nacional dos Pescadores Artesanais do Brasil, vem manifestar APOIO INCONDICIONAL aos trabalhos de combate a corrupção, bem como AGRADECER os respeitáveis órgãos e agente públicos que integram o Grupo de Trabalho criado através da Portaria Nº 83 de 18/11/2020 (SAP/MAPA/PF-MJ/ CGU/DATAPREV/CEF/INSS/MPT)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/3) a Operação Tarrafa, com o objetivo de desarticular organização criminosa que perpetrava fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal – SDPA (também conhecido como Seguro Defeso).

Estão sendo cumpridos 180 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão preventiva, com a participação de mais de 600 policiais federais. As ações estão ocorrendo em 12 unidades da federação: Pará, Maranhão, São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí.

Foram deferidas medidas de busca e apreensão em face de 36 servidores do INSS. Outros 6 servidores da Secretaria de Aquicultura e Pesca, lotados no Pará, estão sendo afastados por decisão judicial nesta data.

As investigações tiveram início em 2020, quando foi constituído Grupo de Trabalho envolvendo a Polícia Federal, Secretaria da Pesca – SAP/MAPA, INSS, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPT/ME, CAIXA e DATAPREV. Os trabalhos efetuados identificaram diversos elementos de fraudes cometidas na inserção dos dados no Registro Geral de Pescador e, posteriormente, no pedido de deferimento do benefício previdenciário.

O aprofundamento dos trabalhos investigativos permitiu à Polícia Federal identificar a utilização de, ao menos, 102 Certificados Digitais de Identificação fraudulentos, expedidos em nome de servidores públicos. A organização criminosa, utilizando destes certificados falsos, conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de SDPA, envolvendo cerca de 400 mil CPFs e com participação de diversas colônias/sindicatos/associações de pescadores.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com