21/09/2020 16:42, por Jorge Luiz Marques de Souza. Fonte: ASSESSORIA CNPA
A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores - CNPA, Comemora 100 Anos
Homenagem ao Centenário da CNPA 10/08/2020

No dia 10 de agosto de 2020, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) completa 100 anos de criação. Segundo o nosso Presidente da CNPA o Sr. Walzenir Falcão a data está sendo comemorada em todo Brasil, com reuniões, palestras e cursos voltados aos trabalhadores do setor pesqueiro. A homenagem contou com a participação de vários convidados: Deputado Federal Sidney Leite, Deputado Estadual Adjunto Afonso, Leonardo Torres Figueiró - Advogado da CNPA, professora Maria Angélica Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participação da Secretaria de Produção Rural – SEPROR, Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – IDAM, presidentes de Colônias de pescadores de todo os municípios do Estado do Amazonas, Vereadores dos Municípios do Amazonas e vários pescadores profissionais artesanais. Ainda participou varias Federações de Pescadores e Colônias de pescadores de todo o Brasil por vídeos chamadas exibidas em tela na comemoração.

No dia 10 de agosto de 2020, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) completa 100 anos de criação. Segundo o nosso Presidente da CNPA o Sr. Walzenir Falcão que hoje os 100 anos da CNPA está sendo comemorada em todo Brasil, com reuniões, palestras e cursos voltados aos trabalhadores do setor pesqueiro.

Destacou Walzenir que no Amazonas, a homenagem pelo aniversário da CNPA acontece, no clube DC Eventos, no bairro Educandos, Manaus-Amazonas, com palestras e debates sobre a situação da pesca na capital e interior do Estado e em todo ao Brasil.

A homenagem contou com a participação de vários convidados: Deputado Federal Sidney Leite, Deputado Estadual Adjunto Afonso, Leonardo Torres Figueiró - Advogado da CNPA, professora Maria Angélica Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participação da Secretaria de Produção Rural – SEPROR, Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – IDAM, presidentes de Colônias de pescadores de todo os municípios do Estado do Amazonas, Vereadores dos Municípios do Amazonas e vários pescadores profissionais artesanais. Ainda participou varias Federações de Pescadores e Colônias de pescadores de todo o Brasil por vídeos chamadas exibidas em tela na comemoração.

Devido às recomendações de segurança por causa da pandemia do coronavírus, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas, como distanciamento entre os convidados, uso de máscaras de proteção e distribuição de álcool em gel foi constante.

Entre os assuntos que foram discutidos na reunião está o plano do governo Federal em privatizar o Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado ao lado da feira da Panair, no bairro de Educandos.

Na semana passada, a Presidência da República autorizou a privatização de vários terminais pesqueiros em todo País, entres eles o de Manaus.

Os pescadores temem que a privatização aumente os custos para venda de pescado em Manaus. Outra dúvida é sobre a liberação do desembarque de peixes feito pelos barcos pesqueiros.

Outro assunto discutido será a proposta de mudança no pagamento do seguro defeso para pescadores de todo Brasil. O governo Federal pretende incluir os trabalhadores da pesca no programa Bolsa Renda Brasil, que será criado até o final do ano.

“Querem transformar o seguro defeso em um benefício vinculado ao Renda Brasil. Não há garantias que os direitos dos pescadores serão respeitados, por isso vamos discutir.

O presidente da CNPA informa que, enviará ofícios a todos os Parlamentares, Senadores da Republica e Deputados Federais para que não seja incluído o Seguro defeso dos pescadores artesanais no RENDA BRASIL.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com