05/02/2019 12:41, por Jorge Luiz Marques de Souza. Fonte: Portal Flagrante
Walzenir Falcão tenta evitar nova suspensão do benefício aos pescadores do país
Destaques | SEGURO-DEFESO AMEAÇADO | 17/11/2017

A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) está se mobilizando para evitar uma possível suspensão do Seguro Defeso. O presidente da entidade, o ex-deputado Walzenir Falcão, que participa nesta sexta-feira, 17, de um evento na Colônia de Pescadores no município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus, foi quem deu o alerta e informou sobre a intenção do Governo Federal em suspender novamente o benefício que afetaria milhares de pescadores e suas famílias em todo o país.

Daniel Cardoso

A suspenção do pagamento do Seguro Defeso teria como pano de fundo as denúncias de irregularidades na expedição da carteira de pescador a pessoas que não trabalham na área. Na região Norte, por exemplo, foram detectados diversos casos no Amazonas, Pará, Rondônia entre outros.

Walzenir Falcão disse que concorda com a punição para os casos comprovados de irregularidades, mas o pescador artesanal não pode ficar sem o benefício adquirido.

“Levamos muitos anos para conseguir o benefício, uma vez que por seis meses, os pescadores ficam sem poder trabalhar, para ajudar na preservação das espécies. É mais que justo que ele receba o benefício para ajudar no sustento de sua família”, argumentou.

REUNIÕES EM BRASÍLIA

O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, participou recentemente de uma reunião na Secretaria de Aquicultura e Pesca, ligada ao Ministério da Indústria, Comércio exterior e Serviços (MIDC).

Acompanhado de diversos representantes das Federações de Pescadores, Falcão foi recebido pelo diretor de Departamento de Registro, Mario Palma. O deputado federal Lindomar Garçom (PRB/RO) também esteve presente e ficou acertado que o governo federal busca terminar o recadastro dos pescadores até o final deste ano.

“Q queremos ver nosso problema realmente resolvido. O governo precisa ter uma agenda voltada para o setor pesqueiro, não é só a carteira e o seguro-defeso, nos precisamos de uma estrutura em cada estado, precisamos de fábrica de gelo e de entreposto de pescados que venham socorrer a demanda da produção, além de linhas de crédito. Hoje infelizmente isso não acontece”, cobrou Falcão.

Mario Palma disse que está incumbido pelo governo de resolver o problema dos pescadores até o final do ano.

“A Presidência da República está ouvindo a reivindicação do setor e nós não temos autorização para virar o ano sem recadastrar os pescadores e sem solucionar esses problemas”, garantiu Mário Palma.

ARTICULAÇÕES

O presidente da CNPA, começa ainda este final de semana as articulações políticas para evitar que o governo federal suspenda o benefício.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com