28/04/2018 11:10, por Hugo Roberto Bronzere. Fonte: Assessoria de Comunicação - CNPA
Pescadores de Anori, Codajás e Beruri participam de reunião com presidente da Fepesca

Os municípios de Anori, Codajás e Beruri, no interior do Amazonas, receberam na sexta-feira (27/05) a visita do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), Walzenir Falcão.

Divulgação

Nos três municípios, Walzenir participou de reuniões com pescadores, onde fez a prestação de contas das ações da Fepesca e da CNPA.

Walzenir Falcão esteve acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado David Almeida, que é pré candidato ao cargo de governador do Amazonas.

Walzenir disse que participou de reuniões, em Brasília, com a diretoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a conclusão de um acordo de cooperação técnica que beneficiará mais de 500 mil pescadores em todo Brasil.

No Amazonas, a parceria entre Fepesca e INSS acabará com a burocracia para os pescadores solicitarem o seguro defeso. Outra vantagem será a liberação de milhares de Registros Geral da Pesca (RGP) que estão cancelados ou suspensos pelo governo federal.

“Estamos trabalhando para devolver aos pescadores o Registro Geral da Pesca que está suspenso. Com a liberação do documento, milhares de pescadores artesanais terão de volta o pagamento do seguro defeso”, afirmou Walzenir.

Além da regularização do RGP, a parceria com o INSS diminuirá a burocracia para os pescadores solicitarem aposentaria, salário maternidade e seguro desemprego por doença, entre outros benefícios garantidos aos trabalhadores.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado David Almeida, disse que pescadores deve permanecer unidos neste momento de crise que o Brasil enfrenta. “Vocês precisam ficar unidos e ter de novo um representante nos parlamentos estadual e federal”, afirmou David. “Somente desse jeito, os pescadores terão seus direitos defendidos e respeitados, como garante a Constituição Federal”, pregou David.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com