30/05/2018 19:07, por Hugo Roberto Bronzere. Fonte: Assessoria de Comunicação - CNPA
Assembleia Geral de Colônias de Pescadores do AM apresenta conquistas para setor pesqueiro

A Federação dos Pescadores e Aquicultores do Amazonas (Fepesca-AM), com apoio da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), realizou em Manaus a 3ª Assembleia Geral de Colônias de Pescadores do Amazonas. O evento foi presidido pelo presidente da Fepesca-AM e CNPA, Walzenir Falcão, e teve a participação de 32 colônias de pescadores do Amazonas.

Assessoria de Comunicação

O evento teve também a presença do presidente da Assembleia Legislativa do AM, deputado David Almeida, que é pré candidato ao cargo de governador do Amazonas.

Entre os assuntos discutidos e deliberados junto aos pescadores está o acordo de cooperação técnica entre CNPA e INSS, que permite às federações e colônias o acesso ao banco de dados do INSS. A parceria facilitará acesso aos serviços prestados pelo órgão federal, como cadastramento e recadastramento dos pescadores na lista de beneficiários do seguro defeso.

O acesso também ajudará na entrada dos pedidos de aposentadoria dos pescadores, diminuindo a burocracia na análise e liberação do benefício.

A reunião discutiu também o pagamento da contribuição sindical pelas colônias e a cobrança das mensalidades feitas pelas tesourarias das federações e colônias, que segundo Walzenir Falcão, não estão sendo repassadas às agências bancárias.

Walzenir Falcão destacou também o treinamento que será oferecido pelos técnicos do INSS aos funcionários das colônias de pescadores. Com o treinamento, em breve as colônias e federações poderão oferecer serviços que atualmente são encontrados apenas nos postos do INSS.

“Cada colônia de pescador no Amazonas e no Brasil oferecerá os mesmos serviços prestados pelos postos do INSS”, explicou Walzenir. “Com isso, vamos agilizar o atendimento aos pescadores, além de acabar com a burocracia que atrapalha a liberação das Carteiras de Pescador em todo Brasil”, concluiu Walzenir.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com